fbpx

Gripe (Influenza): um guia para você conhecer a doença, seus sintomas e as formas de prevenção

  • Casa
  • Blog
  • Climep
  • Gripe (Influenza): um guia para você conhecer a doença, seus sintomas e as formas de prevenção

Gripe (Influenza): um guia para você conhecer a doença, seus sintomas e as formas de prevenção

A gripe é um doença viral aguda e transmissível causada pelo vírus influenza, que afeta o sistema respiratório. Embora os casos da doença sejam mais frequentes no outono e inverno, a transmissão do vírus pode ocorrer em qualquer época do ano, principalmente quando a cobertura vacinal cai. 

 

A primeira pandemia de gripe conhecida foi causada pelo vírus influenza A (H1N1). Ela ocorreu entre 1918 e 1919 e ficou conhecida como “gripe espanhola”. Depois disso, outras pandemias também entraram para a história: a gripe asiática (1957), causada pelo influenza A – H2N2; a gripe de Hong Kong (1968), causada pelo influenza A – H3N2; a gripe de 2009, causada pelo influenza A -H1N1. 

 

Transmissão 

O vírus influenza é transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão pode ocorrer também por contato das mãos com superfícies contendo as gotículas de pessoas gripadas. Nesse caso, as mãos sujas levam o vírus para o corpo ao entrarem em contato com a boca, nariz e olhos. 

 

Sintomas 

A gripe sazonal têm os seguintes sintomas clássicos:

 

– Febre súbita 

– Tosse seca 

– Dor de cabeça 

– Dor muscular e articular 

– Mal-estar 

– Dor de garganta 

– Coriza 

 

Outro sintomas que também podem aparecer, mas em menor frequência: 

 

– Diarreia

– Vômito

– Fadiga

– Rouquidão

– Olhos avermelhados e lacrimejantes

 

Idosos, crianças, gestantes, imunocomprometidos e portadores de doenças crônicas são os mais afetados pelos sintomas e têm mais chances de complicações, caso não recebam tratamento desde o começo.

 

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico definitivo é feito clinicamente quando, através de testes laboratoriais, é encontrado o vírus influenza em secreções da garganta e/ou nariz. 

 

Após oresultado positivo para a presença do influenza no corpo, apenas um médico pode indicar o melhor tratamento para cada caso. Geralmente, em casos mais simples, o tratamento é feito com o uso de medicamentos e o paciente começa a apresentar melhora após as primeiras 48 horas. 

 

Prevenção 

Medidas como evitar contato com pessoas doentes e tomar os cuidados de higiene constantemente são essenciais, principalmente nos períodos em que há aumento de transmissão da doença. Recomenda-se também ter uma vida com mais hábitos saudáveis, incluindo na rotina a alimentação balanceada e o maior consumo de líquidos para aumentar a imunidade. 

 

Porém, além desses cuidados diários, devemos lembrar que a forma mais eficaz de prevenção da doença é a vacinação anual. Dessa forma, cada pessoa tem sua proteção individual, mas também contribui para a diminuição da transmissão. Quanto mais pessoas vacinadas, maior a cobertura vacinal e menores as chances de um surto do vírus influenza.

 

Lembrando que a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda a vacina para todos a partir dos 6 meses de idade.

 

Vacinação na Climep 

Nas unidades da Climep, a vacina contra a gripe fica disponível durante todo o ano para que você tome sua dose anual mesmo fora da época da campanha feita nos postos de saúde. A vacina oferecida na clínica é a quadrivalente, que confere mais proteção, agindo contra os quatro principais sorotipos de vírus da gripe (duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B).

 

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais: 

 

Unidade bairro Santo Agostinho: Av. Barbacena, 811 – Sto. Agostinho, Belo Horizonte

Contato: (31) 3335-6010 

(31) 3347-8616 

(31) 99217-0213

 

Unidade bairro Santa Efigênia: Rua  Álvares Maciel, 391 – Sta. Efigênia, Belo Horizonte

 

Contato: (31) 3241-4644 

(31) 3241-2302

(31) 99217-0080

 

Deixe Uma Resposta