Climep Vacinas

Ví­rus Sincicial Respiratório (VSR) em idosos: tudo o que você precisa saber

Com a chegada das estações mais frias, os casos de infecções respiratórias aumentam — e entre os principais vilões está o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Muito conhecido por causar bronquiolite e pneumonia em bebês, o VSR também pode ser grave em adultos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades.

Resumo

1. O que é o VSR ?

2. Chegou a vacina Arexvy

3. Quem deve tomar?

4. Como é aplicada?

5. Por que se vacinar?

6. Valores e condições

 


1. O que é o VSR ?

De acordo com a Sabin, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos principais responsáveis por infecções respiratórias em crianças e idosos. Ele costuma afetar as vias aéreas superiores, causando sintomas semelhantes aos de um resfriado comum. O VSR é um vírus comum, que se espalha facilmente pelo ar, principalmente em ambientes fechados. Em adultos saudáveis, ele pode parecer um simples resfriado.

Mas ele é grave?

Em casos mais graves, ele pode atingir os pulmões, levando a complicações sérias, como bronquiolite e pneumonia. Todos os anos, o VSR provoca milhares de hospitalizações, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, como bebês e pessoas idosas, que têm maior risco de desenvolver quadros mais severos – como insuficiência respiratória, internação e até risco de morte.

.

2. Chegou a vacina Arexvy

Prevenção da doença do trato respiratório inferior (DTRI)

Em 2023, a vacina Arexvy, desenvolvida pela GSK, foi aprovada no Brasil pela Anvisa. É a primeira vacina aprovada contra o VSR e representa um avanço importante na prevenção dessa infecção. A vacina é indicada para a prevenção da doença do trato respiratório inferior (DTRI) causada pelos subtipos do vírus sincicial respiratório VSR-A e VRS-B em adultos com 60 anos de idade ou mais.

Como a vacina funciona?

Ao ser administrada, a vacina estimula o sistema imunológico a reconhecer o vírus. Ou seja, caso a pessoa entre em contato com o VSR, seu organismo estará preparado para reagir rapidamente, combatendo a infecção antes que ela possa evoluir para quadros graves, como pneumonia ou hospitalizações.

.

3. Quem deve tomar?

A Arexvy é indicada para:

Adultos com 60 anos ou mais

Pessoas com doenças crônicas, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, diabetes, cardiopatias, entre outras

Imunossuprimidos (em avaliação médica)

.

4. Como é aplicada?

A vacinação é feita em dose única e já oferece proteção para a temporada de maior circulação do vírus, especialmente entre o outono e o inverno.

.

5. Por que se vacinar?

Eficácia comprovada

Segundo informações da Anvisa foi demonstrada eficácia de 82,58% no desfecho primário dos testes feito da vacina, demonstrando um perfil de segurança bastante satisfatório. Assim, para a população de idosos a partir de 60 anos de idade é muito importante a vacinação por esses motivos:

Redução de hospitalizações e complicações respiratórias

Proteção em uma faixa etária mais vulnerável

Prevenção de doenças que podem impactar significativamente a qualidade de vida

.


6. Valores e condições

Na Climep, a gente já tem a vacina Arexvy disponível.

Se você tem 60 anos ou mais, ou convive com alguém nessa faixa etária, fale com a gente e se informe sobre a proteção.

Para obter um orçamento clique aqui e agende sua vacinação

🛡️ Prevenir é o melhor cuidado.

📍 Agende sua vacinação na Climep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima