Vacinas para bebês e crianças
1) Calendário de vacinas do bebê
Vacinas de 2 meses
Aos 2 meses, o bebê ainda é muito pequeno e mais vulnerável a infecções graves. Por isso, este é um dos marcos mais importantes do calendário de vacinação. Nesta idade, protegemos contra doenças respiratórias, infecções bacterianas e gastroenterites.
- 1ª dose da vacina Pneumo 20: proteção contra mais sorotipos que a Pneumo 10 disponível no SUS
- 1ª dose da vacina Hexavalente acelular: protege contra 6 doenças - Difteria, Tétano, Coqueluche, Poliomielite, Haemophilus influenzae b e Hepatite B
- 1ª dose da vacina Rotavírus (via oral): protege contra o vírus causador de gastroenterite (vômitos, diarreia intensa e risco de desidratação)
Vacinas de 3 meses
Aos 3 meses, o bebê entra em uma fase crítica para proteção contra meningites, que são doenças graves, de evolução rápida e com risco de sequelas importantes
- 1ª dose da vacina Meningocócica B: é uma das formas mais graves e comuns de meningite bacteriana. Ela avança muito rápido e pode causar sequelas ou risco de vida em poucas horas.
- 1ª dose da vacina Meningocócica ACWY: protege contra quatro sorogrupos perigosos do meningococo: A, C, W e Y, responsáveis por surtos de meningite no Brasil
Vacinas de 4 meses
Aos 4 meses, reforçamos a proteção iniciada aos 2 meses contra doenças respiratórias e infecções bacterianas.
- 2ª dose da vacina Pneumo 20: proteção contra mais sorotipos que a Pneumo 10 disponível no SUS
- 1ª dose da vacina Pentavalente acelular: protege contra 5 doenças - Difteria, Tétano, Coqueluche, Poliomielite, Haemophilus influenzae b (reforço de hepatite B não é necessário nessa idade)
- 2ª dose da vacina Rotavírus (via oral): protege contra o vírus causador de gastroenterite (vômitos, diarreia intensa e risco de desidratação)
Vacinas de 5 meses
Aos 5 meses, reforçamos a proteção contra as meningites mais graves da infância. Este reforço é essencial para garantir uma resposta imunológica mais forte e duradoura, protegendo o bebê durante todo o primeiro ano de vida — fase em que o risco de meningite é mais alto.
- 1ª dose da vacina Meningocócica B: é uma das formas mais graves e comuns de meningite bacteriana. Ela avança muito rápido e pode causar sequelas ou risco de vida em poucas horas.
- 1ª dose da vacina Meningocócica ACWY: protege contra quatro sorogrupos perigosos do meningococo: A, C, W e Y, responsáveis por surtos de meningite no Brasil
Vacinas de 6 meses
Aos 6 meses, o bebê recebe os últimos reforços do primeiro semestre de vida. Essa etapa consolida a proteção contra doenças graves e reduz muito o risco de internações
- 3ª dose da vacina Pneumo 20: proteção contra mais sorotipos que a Pneumo 10 disponível no SUS
- 2ª dose da vacina Hexavalente acelular: protege contra 6 doenças - Difteria, Tétano, Coqueluche, Poliomielite, Haemophilus influenzae b e Hepatite B
- 3ª dose da vacina Rotavírus (via oral): protege contra o vírus causador de gastroenterite (vômitos, diarreia intensa e risco de desidratação)
Vacinas de 9 meses
Aos 9 meses, iniciamos a proteção contra a Febre Amarela, uma doença viral grave, transmitida por mosquitos e com risco de complicações severas. Esta é uma vacina essencial do calendário infantil, especialmente no Brasil, onde há áreas de circulação do vírus.
- 1ª dose da vacina contra Febre amarela: bebês com alergia a ovo precisão de avaliação médica antes de tomar a vacina
Vacinas de 12 meses
Aos 12 meses, o bebê entra em uma das fases mais importantes do calendário. Nesta idade, protegemos contra doenças altamente contagiosas (como sarampo), reforçamos as meningites e completamos a imunidade contra pneumonia
- Reforço da vacina Pneumo 20: proteção contra mais sorotipos que a Pneumo 10 disponível no SUS
- Reforço da vacina Meningocócica B: é uma das formas mais graves e comuns de meningite bacteriana. Ela avança muito rápido e pode causar sequelas ou risco de vida em poucas horas.
- Reforço da vacina Meningocócica ACWY: protege contra quatro sorogrupos perigosos do meningococo: A, C, W e Y, responsáveis por surtos de meningite no Brasil
- 1ª dose da vacina de Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola): vacina essencial para proteger contra três doenças extremamente contagiosas.
- 1ª dose da vacina de Varicela: protege contra a catapora, que em bebês pode causar febre alta, diversas lesões na pele, risco de infecção bacteriana e internação.
- 1ª dose da vacina de Hepatite A: protege contra a hepatite A, que pode causar inflamação grave no fígado e longos períodos de recuperação.
Vacinas de 15 meses
Aos 15 meses, reforçamos a imunidade contra doenças altamente contagiosas (sarampo, caxumba, rubéola e catapora) e consolidamos a proteção contra doenças bacterianas graves como coqueluche e poliomielite.
- Reforço da vacina Pentavalente acelular: protege contra 5 doenças - Difteria, Tétano, Coqueluche, Poliomielite, Haemophilus influenzae b (reforço de hepatite B não é necessário nessa idade)
- 2ª dose da vacina de Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola): vacina essencial para proteger contra três doenças extremamente contagiosas.
- 2ª dose da vacina de Varicela: protege contra a catapora, que em bebês pode causar febre alta, diversas lesões na pele, risco de infecção bacteriana e internação.
Vacinas de 18 meses
Aos 18 meses, finalizamos o esquema inicial de proteção em bebês. Essas vacinas são as recomendadas pelas principais instituições de saúde do Brasil
- 2ª dose da vacina de Hepatite A: protege contra a hepatite A, que pode causar inflamação grave no fígado e longos períodos de recuperação.
PACOTES DE VACINAS
Os primeiros 18 meses do bebê são a fase com maior número de vacinas e, ao mesmo tempo, o período em que os pais mais precisam de apoio, orientação e segurança.
Para facilitar essa jornada, a Climep oferece os Pacotes de Vacinação para Bebês
Atendimento em casa sem taxas na região central de BH
Desconto de até R$ 1.000,00
Você não precisa se preocupar com prazos, intervalos e reforços. Nós monitoramos tudo para você
Enfermeira do berço: acompanha o seu bebê do berço até os 18 meses
2) Vacinas para crianças (4 a 9 anos)
4 anos
Aos 4 anos, reforçamos a proteção contra coqueluche, tétano, difteria, poliomielite e febre amarela.
Essa etapa é essencial porque as crianças passam a ter maior convívio escolar, mais exposição e maior risco de contato com vírus e bactérias.Aos 2 meses, o bebê ainda é muito pequeno e mais vulnerável a infecções graves. Por isso, este é um dos marcos mais importantes do calendário de vacinação. Nesta idade, protegemos contra doenças respiratórias, infecções bacterianas e gastroenterites.
- Vacina DTPa + IPV (polio): A DTPa protege contra três doenças graves: difteria, tetano e coqueluche. Já a vacina de poliomielite (IPV) reforça a proteção contra a doença que pode causar paralisia permanente.
- Vacina contra Febre Amarela: Se a criança tomou a primeira dose aos 9 meses, o reforço aos 4 anos completa a imunidade de longa duração.
- Vacina de Dengue: A partir dos 4 anos, a criança já pode receber a vacina Qdenga, uma proteção fundamental contra a dengue — que é uma das doenças mais comuns no Brasil e pode levar a complicações graves.
5 anos
Aos 5 anos, a criança recebe reforços fundamentais para manter a proteção contra meningite ACWY, além de reforçar a imunidade contra outras doenças graves.
- 1ª dose da vacina Meningocócica ACWY: protege contra quatro sorogrupos perigosos do meningococo: A, C, W e Y, responsáveis por surtos de meningite no Brasil
9 anos
Aos 9 anos, a criança deve iniciar a proteção contra o HPV. Essa é a idade ideal, pois o corpo produz muito mais anticorpos, garantindo uma proteção mais forte e duradoura contra os vírus que podem causar câncer e verrugas genitais no futuro
- Vacina de HPV nonavalente: proteção contra 9 tipos de vírus do HPV que causam diversos tipos de canceres, principalmente, câncer de colo de útero
ATENDIMENTO HUMANIZADO PARA O SEU FILHO
A Climep é referência no atendimento infantil, transformando a experiência de vacinação mais acolhedora e tranquila.
Métodos de redução de dor: gelinho, abelhinha Buzzy e pikluk
Atendimento em casa
Medalha da coragem e brindes em cada vacinação
Como funciona o agendamento com a Climep
1. Escolha a vacina
Com apoio do nosso time você agenda sua vacina pelo Whatsapp, telefone ou pelo nosso SUPER APLICATIVO.
2. Agende o Atendimento
Escolha o melhor horário e data para receber o atendimento
3. Receba em casa
Receba em casa a equipe ou onde for mais confortável para você
Vacine-se sem sair de casa
A Climep é referência em atendimento domiciliar em BH. Com mais de 60 anos de história nós já atendemos mais de 100mil clientes.